Consulta Cidadão 2022

Desenvolvido com o objetivo de deixar o cidadão brasileiro cada vez mais informado, o Consulta Cidadão permite a consulta de vários benefícios por meio de um simples cadastro no site da ferramenta. Não deixe de saber com mais detalhes o que é a consulta cidadão, como ele funciona, como consultar e muitas outras informações.

Consulta Cidadão

Consulta Cidadão

O que é e Para Que Serve o Consulta Cidadão

O Consulta cidadão é uma ferramenta online que permite ao cidadão ter acesso às informações de todos os seus benefícios, o que ocorre por meio do levantamento dos dados que constam no CadÚnico.

Sendo assim, todos os benefícios informados no cadastro único poderão ser consultados por meio do site do Consulta cidadão, como é o caso do Bolsa Verde, Programa Minha Casa Minha Vida, etc.

Como Consultar

Não há nenhum segredo na realização da consulta cidadão, sendo que o interessado só precisa de acessar a página desta ferramenta e seguir com a verificação por via do seguinte passo a passo – confira:

  • Primeiramente acesse o site do Consulta Cidadão por AQUI;
  • Prossiga preenchendo o formulário que será apresentado com as suas informações pessoais;
  • Escolha o seu estado;
  • Faça a autenticação do Captcha e clique em “Enviar”.

É necessário que os dados informados nessa consulta coincidam com os passados no CadÚnico, de modo que o sistema possa localizar o seu cadastro e puxe todas as informações do mesmo.

Vale salientar que após o carregamento de todas as informações do beneficiário, o mesmo poderá realizar a impressão do documento apresentado na tela clicando em “Impressora”.

Documentos Necessários

Para que a consulta no portal desta ferramenta ocorra com sucesso, é necessário que no momento da verificação o cidadão tenha consigo alguns documentos, são eles:

  • Nome Completo;
  • Nome da Mãe;
  • Data de Nascimento;
  • Cidade e Estado do Cadastro;
  • Número do NIS;
  • CPF;
  • RG;
  • Comprovante de Residência.

Quem Pode Acessar o Consulta Cidadão

A ferramenta de consulta pode ser acessada por qualquer cidadão que apresente um registro no CadÚnico, já que pelo fato das informações passadas no site do Consulta Cidadão serem provenientes da base de dados do Cadastro Único, o cidadão sem registro nesse cadastro não terá sucesso na consulta.

Relembrando que é necessário que as informações prestadas no momento da consulta coincidam com as que constam no CadÚnico, de modo que a verificação ocorra. A Consulta Cidadão é uma ferramenta importante para beneficiários de programas ligados ao Cadúnico, como:

Dados Exibidos pelo Consulta Cidadão

Além do brasão da república, o nome do Ministério do desenvolvimento Social e Agrário, entre outras informações referentes aos órgãos emissores que são apresentas no cabeçalho, dados pessoas e da família do cidadão também são exibidos no corpo do documento apresentado na consulta cidadão.

Nessas informações é possível conferir desde a data de nascimento da pessoa que está fazendo a consulta a até mesmo o NIS de cada um dos membros que integram a sua família.

Além desses dados, na parte inferior do documento há observações que dão conta do horário e data da consulta, uma chave de segurança, e uma mensagem declarando que as informações do documento provêm do CadÚnico.

Leave a Reply