Renda Cidadã 2022

O Renda Cidadã 2022 funciona de forma semelhante ao Bolsa Família, ou seja, é um valor que o Governo Federal oferece as pessoas de baixa renda. Esse tipo de programa tem a intenção de ajudar as pessoas que não tem condição financeira de se sustentarem sozinhas. Logo, ele é uma alternativa para combater a extrema pobreza que uma grande população do Brasil hoje se encontra. No entanto, o Renda Cidadã 2022 não existe em todos os estados do Brasil, apenas alguns governos estaduais já fizeram a implementação desse programa, como é o caso de Goiás e São Paulo, por exemplo.

No mais, abaixo vamos tirar todas as suas dúvidas referentes a esse programa. Vamos lá?

Renda Cidadã 2022

Renda Cidadã 2022


Quem tem direito?

Como a intenção do programa é ajudar as famílias mais pobres, existem algumas condições que é preciso cumprir para receber esse benefício.

Dentre esses pré-requisitos estão:

  • Viver em alguns dos estados que existe esse programa;
  • Ter registrado no Cadastro Único, também chamado de CadÚnico, com todas as informações atualizadas;
  • É preciso ter uma renda que não seja maior do que ¼ do salário mínimo, isso significa que essa quantidade representa R$ 234,00;
  • Caso existem menores de idade na residência, é necessário que os mesmos estejam frequentando a escola para que seja possível receber a Renda Cidadã 2022.


Como se Inscrever no Renda Cidadã 2022?

Você se encaixa nos requisitos que foram citados acima? Então você pode fazer a inscrição no Renda Cidadã.

No entanto, é necessário primeiramente que você tenha em mãos alguns documentos e são eles:

  • Comprovante de renda;
  • A carteira de identidade de todas as pessoas da família;
  • O comprovante de matrícula de todas as crianças menores de 18 anos;
  • A carteira de vacinação de todos os integrantes da família que também são menores de 18 anos.

Com esses documentos você precisa apenas ir ao CRAS, chamado de Centro de Referência de Assistência Social, mais próximo. Lembrando que o benefício da Renda Cidadã 2022 não é vitalício. Ou seja, é concedido apenas por um período.

De acordo com o Governo de São Paulo, o tempo máximo de recebimento desse benefício pelas famílias é de 03 anos. Então, passando esse período há o cancelamento e não há maneiras de fazer com que ele seja prolongando.


Valor do Renda Cidadã 2022

O valor do Renda Cidadã 2022 é de R$ 80,00 e esse é realmente o valor fixo do benefício. Então, essa é a quantia para toda a família, mesmo que exista um grande número de pessoas na mesma residência.

Desse modo, uma família com 3 pessoas recebe o mesmo valor que a família que tem 6 ou mais pessoas.


Cartão Renda Cidadã

Feito a inscrição, você então recebe o Cartão Renda Cidadã 2022, que serve como um documento de identificação. Inclusive, é por mesmo dele que a família consegue receber o auxílio, que pode ser retirado em qualquer agência do Banco do Brasil.

É válido lembrar que é preciso estar atento à data de retirada desse valor, já que após 90 dias depositado e não sendo sacado ele é estornado.

Leave a Reply