Bolsa Capixaba 2022

Embora milhares de famílias tenham saído da situação de extrema pobreza por meio dos programas sociais do Governo Federal, ainda existem diversos grupos familiares que vivem na vulnerabilidade. O Governo do Espírito Santo vem administrando um programa importante que promete amenizar essa situação. Chamado de Bolsa Capixaba, o benefício proporciona um valor extra às famílias cadastradas no Bolsa Família.

"<yoastmark

O que é o Bolsa Capixaba?

O Bolsa Capixaba é um programa do Governo do Espírito Santo englobado dentro do Programa Incluir, que desenvolve diversas ações voltadas para família em situação de extrema pobreza.

Este benefício possui três pilares: transferência de renda, condicionalidade e programas complementares. A transferência de renda possui o objetivo de diminuir a extrema pobreza. Já as condicionalidades reforçam o acesso a direitos sociais básicos na educação, assistência social e educação. Em programas complementares, é promovido o desenvolvimento de famílias.

As famílias que estão incluídas nesse benefício assinam o Plano de Emancipação Familiar (PEF), que determina um período de dois anos para as famílias se empenhem em buscar a emancipação econômica e social. Portanto, o prazo de participação do programa é de semente dois anos.

Quem tem direito

Tem direito ao Bolsa Capixaba as famílias que estão em situação de vulnerabilidade ou extrema pobreza, com renda per capita de até R$70.

Como o Bolsa Capixaba é um programa dependente do Cadastro Único, logicamente para ter acesso ao benefício capixaba é preciso obedecer aos requisitos definidos pelo Governo Federal.

As famílias que podem se matricular no Cadastro Único são:

  • Famílias com rendimento mensal de até salários mínimos;
  • Famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa;
  • Famílias que estejam cadastrada nos programas sociais do Governo Federal.

Valor do Bolsa Capixaba

O valor do Bolsa Capixaba é de R$50 mensais para cada beneficiário. Nos últimos anos, a quantidade de participantes do programa deu um grande salto. O que antes era restrito a 9 mil famílias, hoje são mais de 44 mil famílias capixabas que sacam mensalmente o benefício concedido pelo governo estadual.

 Cadastro Bolsa Capixaba

Para receber o benefício, o interessado deve estar cadastrado no Cadastro Único (CadÚnico), a plataforma que reúne diversas informações sobre os participantes dos Programas Sociais do Governo Federal. Portanto, o Governo do Espírito Santo utiliza essa mesma plataforma para identificação das famílias em situação de extrema pobreza ou vulnerabilidade.

A plataforma CadÚnico possui seu funcionamento atrelado as prefeituras municipais. É de responsabilidade das prefeituras o cadastramento das famílias em situação de vulnerabilidade. O cadastramento do Bolsa Família é feito por meio de visitas de agentes pertencente a Secretaria de Assistência Social às casas das famílias ou indo até a sede do órgão.

Como Sacar?

O saque do Bolsa Capixaba pode ser realizado por meio da Caixa Econômica Federal. Assim como o Bolsa Família 2022, a Caixa também é entidade financeira responsável por organizar e distribuir os benefícios destinados as famílias que estão em situação de vulnerabilidade e extrema pobreza.

Leave a Reply