O Ministério da Educação, do governo federal, criou em 2005 o Projeto Presença 2024 com o objetivo de coletar informações para o censo escolar. Com organização do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o Projeto Presença 2024 segue um processo muito organizado para ajudar as crianças no âmbito escolar.
O Projeto é um tipo de avaliação dividido em 4 etapas que começa com o cadastramento dos estudantes, educadores e escolas; e depois disso se cria o Sistema Nacional de Acompanhamento da Frequência Escolar, o Safe.
Todos os registros são usados para melhorar a qualidade do nível escolar e organizar os dados de escolas, alunos e professores, tanto de escolas públicas e privadas da educação básica.
Conteúdo do Artigo
Projeto Presença: O que é?
O projeto Presença tem o serviço de acompanhar os alunos das escolas, podem ser públicas ou privadas. Mesmo criado pelo governo federal, o projeto tem parceria com as Estados e os municípios.
O sistema reúne vários tipos de dados das instituições escolares de nível básico para ajudar o governo a criar políticas públicas para evolução da educação brasileira e mais qualidade de ensino as nossas crianças.
De acordo com os dados cadastrados que o governo federal recebe, ele sabe exatamente o que se deve investir para melhorar a educação básica e dar mais qualidade de ensino para as crianças. Além disso, o projeto Presença está integrado com programas sociais do governo, como o Bolsa Família 2024.
Benefícios do Projeto Presença 2024
São vários os benefícios para as escolas, aos alunos, os envolvidos e toda a educação brasileira. Veja alguns deles:
- O projeto acompanha e monitora os alunos das escolas de nível básico, principalmente os que estão em situação de pobreza ou extrema pobreza;
- Os dados estão sempre sendo atualizado para que o governo tenha todas as informações necessárias para melhorar a educação, investir em setores importantes e dar mais qualidade de ensino as crianças e adolescentes;
- O projeto Presença possibilita que o governo federal crie soluções e políticas públicas para dar qualidade ao ensino dos jovens, incluir outros tipos de direitos a eles e melhorar toda a estrutura escolar;
- O sistema organiza e monitora os jovens quanto ao cumprimento regular da frequência escolar e também fica em alerta quanto a possíveis violações quanto ao direito das crianças e adolescentes e ao acesso à educação básica gratuita.
Como Funciona o Projeto Presença
O Projeto Presença facilita o acesso do governo federal e também a sociedade a informações importantes quanto a educação básica do Brasil, a frequência escolar de crianças e adolescentes nas escolas, tanto públicas quanto privadas.
Qualquer cidadão pode acessar o portal oficial e verificar todos esses dados, se informar quanto as condições escolares das nossas crianças, as escolas, projetos e políticas públicas do governo. Leia Mais:
Confira as datas de pagamento do Calendário Bolsa Família 2024, e não perca a data de saque de seu benefício.
Projeto Presença – Frequência Escolar e o Bolsa Família
A iniciativa conta com coordenadores e trabalhadores para organizar o programa e dar vida a cada processo necessário para melhorar a educação básica e registrar todos os dados dos alunos, professores e escolas.
Esses coordenadores, tanto municipais quanto estaduais, são eleitos para cuidar da frequência escolar de crianças e adolescentes de famílias que participam do programa social Bolsa Família 2019, que também é do governo federal. Para saber mais informações acesse aqui o tutorial do Presença.